quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Alagoas e Maranhão: os piores lugares para a infância no Brasil


Alagoas e Maranhão têm os piores indicadores de mortalidade infantil do país. Para cada mil nascidos vivos, 68,2 morrem antes de completar 5 anos de idade em Alagoas. No Maranhão, morrem 21,4, segundo o relatório da Unicef sobre a Situação Mundial da Infância 2008.
O Maranhão também é o 2º colocado quanto ao número de óbitos maternos: a cada cem mil partos, 91,4 mulheres morrem, números que justificam o fato de o Estado ser o último colocado no número de consultas pré-natais.
Alagoas tem o segundo pior Índice de Desenvolvimento infantil do país. O IDI é composto por quatro indicadores básicos: crianças menores de 6 anos morando com os pais com escolaridade precária; cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade; cobertura pré-natal de gestantes; e crianças matriculadas na pré-eescola.
A dobradinha Alagoas e Maranhão se repete também no quesito desnutrição infantil e também no ranking de crianças e adolescentes vivendo na pobreza: 78,4% das crianças e adolescentes alagoanos são pobres, no Maranhão, 75,5%.
Alagoas de Collor e Calheiros. Maranhão dos Sarney. Espero que as futuras gerações alagoanas e maranhenses - ou, pelo menos, os que não morrerem antes de chegar à idade eleitoral nesses dois Estados - ponderem melhor seus votos nas próximas eleições.



Por Zé Augusto
Foto: Unicef

3 comentários:

Filipe Almeida disse...

hum... eu vou estreiar um comentário rsrsrsrssrsrs
acho tenho a responsabilidade de falar algo inteligente...

sacanagem...

god job boys!

Anônimo disse...

Isoo tudo é mentira Maranhao é ul lugar ótimo muito lindo o lugar que eu mais gosto no Brasil

Anônimo disse...

Concordo com a pessoa de sim o Maranhao é um lugar ótimo e as pessoas de lá entao um amor
Alem de ser lindo
Carolina
sao jose de ribamar
sao luis
e varios outros lugares