domingo, 9 de dezembro de 2007

Cartinha para o Papai Noel


Querido Papai Noel,
Mais um ano está acabando. Chegou a hora de fazer aqueles pedidos supimpas de Natal. Como é que vai o senhor? Preparado pro Natal? Como é que tão as coisas aí no Pólo Norte? Ainda ta frio? Porque aqui ta um calorão, o senhor nem imagina! Outro dia eu li que o gelo do Pólo Norte ta até derretendo por causa do aquecimento global. Isso é verdade? A sua fábrica de brinquedos solta muita fumaça?
Eu também sempre tive curiosidade de saber se a sua fábrica é pública ou privada. Porque se for pública, todo mundo tem direito de ganhar presente! E nem todo mundo ganha... Tem gente que ganha uns presentes caros, e outros que só ganham uma lembrancinha... Eu, por exemplo, nem ganhei aquele
Super Nintendo no Natal quando tinha 10 anos... Foi super difícil pra mim Papai Noel, o senhor nem imagina... Em vez de vídeo-game eu ganhei uma bola furreca.
Por falar em bola furreca, ta na hora de dar uma forcinha pro futebol paraense, né Santa Claus? O Paysandu continua na mesma. Depois de ser o antepenúltimo na serie C, outro dia perdeu pra seleção de Breves. E esse Time Negra não colou! A Tuna, a Tuna... o que dizer da Tuna? Não sei! Agora até o Remo caiu pra terceirona, devendo salário atrasado pra todo mundo. Como vai ser o natal desses jogadores? Descola pelo menos um 13° pra eles Bom Velhinho!
Quem caiu também foi o Corinthians, pra série B, deixando 30 milhões de fiéis à beira da morte. O Bahia subiu, da 3ª pra 2ª! Fonte Nova em festa, casa cheia, casa podre:
a arquibancada caiu de velha e sete torcedores morreram. Por favor Papai Noel, peço que em 2008 as diretorias desses times tomem vergonha e respeitem pelo menos as leis de segurança, já que eles não respeitam aquela lei que proíbe fazer acordos com a máfia russa. Falando em quedas...
O que dizer da
aviação civil brasileira em 2007 Noelito? Mais de 200 mortos em desastres aéreos. Num único dia caíram três helicópteros em São Paulo, sem falar nos monomotores, nos jatinhos, e até mesmo em grandes aviões comerciais. Um recorde vergonhoso... Eu sei que têm caído mais aviões que o de costume, mas não esqueça também de olhar pelas nossas estradas: todo dia morrem cerca de 40 pessoas nas estradas do Brasil.
É meu caro Noel, a situação por aqui ta difícil. Daqui a pouco eu sigo o conselho
daquele capitão e peço pra sair. Aliás, quem pediu pra sair foi o Renan Calheiros. Pediu pra sair da presidência do Senado, porque pra ele sair do Senado, parece que nem pedindo! Já foi absolvido duas vezes por seus amigos de fé, irmãos camaradas. Vai ver eles não sabiam de nada, afinal, se o presidente não sabia de nada, por que os senadores têm que saber de alguma coisa? Ou então eles acreditaram naquela estória dos bois. Estória dos bois ou estória pra boi dormir?
E por falar em bois, vacas e afins, o senhor viu o que fizeram com o
leite? Leite com soda cáustica!!! Será que nesse país até o leite tem que ser adulterado??? Pô, leite é alimento de criança! Que sacanagem! (E por falar em sacanagem, o senhor viu a Playboy da Mônica Veloso?)
É Noel, 2007 foi mesmo uma lástima... E ano que vem tem eleições municipais. Peço que dessa vez sejam eleitos só os candidatos íntegros, honestos, e que trabalhem a favor dos interesses da população. O senhor deve estar rindo de mim: “Rou rou rou, ele ainda acredita nisso!”
Eu acredito sim. Eu ainda acredito em Papai Noel.
Por Zé Augusto e Rodrigo Cruz

10 comentários:

Rafa Alencar disse...

Muito boa a carta para o bom velhinho. Vai que lá no Pólo Norte não tem meios de comunicação de massa (afinal o cara passa o ano todo fazendo brinquedo, tem tempo pra outra coisa?). Continuem assim. POis o velhinho fica com o senso crítico aguçado e o leitor fica mais do que informado. Falows

Priscila Duque disse...

Migos gostei muito do texto! Muito Doido, gostei da linha de raciocínio e da crítica. Só não acredito em políticos honestos nesse sistema, muito menos em eleições, nem vou falar em Papai Noel...

Juliana Maués disse...

como eu não tenho muita criatividade, vou repetir o que eu já disse: me lembrou muito "meu caro amigo" e "alô alô marciano", só mudando o interlocutor....

intertextualidade
polifonia
ironia fina
sarcasmo
a salvação da nossa literatura??

a busca por uma nova escrita jornalística-lírica-cronista-poética-crítica... estamos mesmo precisando...
afinal em terra de paulo coelho....

ahhahhauhuau

keep on, boys!!!
don't give up the fight!!!

Anônimo disse...

Ficou ótimo mesmo. Não sei se supre todas as ambições egocêntricas do Jeca, mas tá bacana. Sucesso no projeto. Serei leitora assídua (não que isso valha alguma coisa).

Parabéns aos dois
=*

Janine Bargas disse...

É, charmes... De fato, a leitura é agradável, fina, diferente e, ao mesmo tempo, clichê (no sentido de repetição; não me interpretem mal, please!)! Acho que podemos definir como um ícone da Pós-Modernidade... é a crítica que, desde sempre muitos fazem ou querem fazer, concomitante ao novo da era digital........Pastiche? ou será pistache, como diz a Belle!!! rsrs
Brincadeiras à parte: parabéns, tá xscholw de bola!!! continuem assim.... e o jornalismo ganha com suas "mentes brilhantes"!!!

Janine Bargas

Fábia Martins disse...

Ei, parabéns! Gostei do texto e do blog. Aliás, Rodrigo, você brincando com o Papai Noel? Quem diria! Sempre gostaste da fantasia, e nunca fizeste esforço para destruí-la...rs... Mas valeu, mesmo! As críticas são pertinentes e os pedidos indispensáveis. Por acaso, foi de bom tom que relacionam no mesmo parágrafo a crise do "leite soda-caótica" com a vaca da Mônica Veloso.

Anônimo disse...

Poxa...Janine, nem me fale de pós-modernidade! hehehe
gostei do link entre os temas!
Também vou virar leitora assídua!

Beijos

Anônimo disse...

Carta pu papai noel? Tah parecendo carta pro coisa ruim, capiroto ou demo mesmo...Pq so com um pacto com ele voces realizariam os pedidos ^^

Lembrem-se ele eh papai noel e não mágico!! Vocês pediram muitos absurdos...magina... tirar o papao da serie C? Subir o leao? cuidar pra que dudu nao seja reeleito? Coisa de loko meu.
Acho que nem o cara lah de cima realizaria isso.

uheuheuheuheuheuhe

Anônimo disse...

God job!
Texto agradável com requintes de sarcasmo típicos do meu amigos, o nilista Zé e do pessimista Rodrigo...
Muito massa vocês se preocuparem em colocar hiperlinks, mostra que vcs tem conhecimento de produção de texto pra web.

abraços

Anônimo disse...

Ops, o Zé é Niilista e não Nilista...
hoooo